Territórios - Identidade e Diversidade na Arte Contemporânea Lusófona
PUBLICAÇÕES FUNDAÇÃO PLMJ

O presente livro, intitulado "Territórios: identidade e diversidade na arte contemporânea lusófona - Obras da colecção da Fundação PLMJ", na continuidade da linha editorial que a Fundação tem praticado desde o seu início, é dedicado ao universo plural da criação artística nos Países de Língua Portuguesa, compreendendo uma geografia ampla que se desenvolve no decorrer das últimas seis décadas.

Este livro conta com um texto de João Silvério, responsável pela selecção e organização das obras apresentadas, e com dois textos de autoras convidadas que estabelecem um enfoque sobre vários temas da criação artística no espaço da lusofonia. O primeiro texto da autoria de Ana Balona de Oliveira, intitulado "Descolonizando a 'Lusofonia' através das Artes Visuais dos Países Africanos de Língua Portuguesa e da sua Diáspora" propõe-nos uma reflexão histórica sobre as artes visuais e os contextos políticos e culturais das últimas décadas. O segundo texto da autoria de Melissa Rodrigues, intitulado "Eu sou onde eu estou - ou como imaginar o futuro a partir de uma Coleção de Arte Contemporânea" introduz uma nova proposta no campo editorial desta Fundação - o desenvolvimento destas temáticas com uma linguagem didática e orientada para um público mais jovem, mas atento a realidades históricas que sensibilizam a sua formação enquanto cidadãos do mundo.

É nesta perspectiva que a presente edição pretende ser mais um contributo para repensar, no presente, a Colecção da Fundação como um espaço partilhado de diálogo entre artistas, agentes culturais e as diversas comunidades que a arte contemporânea desenha como um mapa da lusofonia em permanente construção.

Esta publicação encontra-se disponível para download gratuito AQUI
  • AutorFundação PLMJ
  • Edição Fundação PLMJ