Revista Contemporânea

A Contemporânea é uma plataforma de conhecimento especializada, que se dedica à divulgação da arte contemporânea - um espaço aberto ao pensamento, à reflexão crítica e ao entendimento da criação contemporânea e da inscrição das suas práticas num contexto global. Inclui uma revista digital mensal que iniciou a sua actividade, de forma regular, a partir de abril de 2015, duas edições impressas por ano e a realização de outras actividades.

O seu objectivo principal é a promoção e divulgação da arte contemporânea, não descurando outras perspectivas no âmbito das várias práticas artísticas contemporâneas que privilegiem o debate e a reflexão crítica. A revista inclui vários formatos: crítica, ensaio, entrevista e reflexões várias sobre arte e cultura contemporânea. Integra projectos de artistas e uma agenda de exposições actualizada regularmente.

A versão impressa da Contemporânea surge em 2018, numa vertente temática, com o objectivo de criar edições de cariz curatorial, com conteúdos diferenciados, privilegiando formatos e visões singulares, em função da especificidade de cada tema.

É também objectivo da Contemporânea apostar na sua internacionalização, criar e sedimentar uma rede internacional de distribuição em locais especializados, como já aconteceu em Bruxelas (Wiels Contemporary Art Center) e em Londres (Whitechapel Gallery), onde já foi distribuída.

Celina Brás, Diretora da revista Contemporânea
  • 2019-11-20