Associação Colecção Julião Sarmento apresentada na Fundação PLMJ
Descrição

A Fundação PLMJ é anfitriã da sessão de apresentação pública da Associação Colecção Julião Sarmento, com a participação de Isabel Sarmento e Luis Sáragga Leal, respetivamente vice-Presidente e Presidente da instituição assim como de Sérgio Mah, curador, que fará uma breve introdução à relevância do acervo coleccionado por Julião Sarmento.

Ao longo da sua vida, Julião Sarmento constituiu uma vasta e diversificada colecção de arte, com a presença de várias técnicas desde a pintura, desenho e escultura à fotografia, vídeo e instalações. A colecção conta com cerca de 1200 obras de artistas incontornáveis, nacionais e internacionais, que compõem um retrato simultaneamente abrangente e diversificado da arte contemporânea.

Por vontade expressa do artista, a Associação Colecção Julião Sarmento nasce com a missão de preservar e divulgar esse inestimável legado cultural, que inclui ainda a Biblioteca e vasto espólio documental metodicamente construído por Julião Sarmento ao longo dos anos.

A colecção ficará em breve patente ao público, de forma permanente, em instalações próprias cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa, o que permitirá um programa expositivo das obras coleccionadas por Julião Sarmento e das obras do artista, e a concretização de intercâmbios com outros artistas ou instituições de renome.

O evento ocorre no dia 5 de novembro, às 17h30, no auditório da Fundação PLMJ, em Lisboa, em simultâneo com a conferência "Duplo, processos e questões na obra de Julião Sarmento", dedicada à vida e obra do artista, para a qual temos a honra de contar com a intervenção dos curadores Ana Anacleto, Delfim Sardo e João Silvério, curador associado da Fundação PLMJ.

Esta conversa é uma proposta para revisitar a vasta obra de Julião Sarmento, partindo da ideia de duplo para uma diversidade de transições que a obra do artista provoca em cada sujeito que com ela convive, que a observa e que se questiona enquanto espectador.

O evento terá transmissão online, e o link de acesso será disponibilizado mediante inscrição prévia.