FPLMJ / AiR 351 - Maria Trabulo

A artista visual e investigadora Maria Trabulo (Porto, 1989), é a beneficiária da primeira edição da bolsa PLMJ / AiR 351, que iniciará a sua residência em Setembro de 2020, por um período de três meses.

Nesta primeira edição, a bolsa de residência contou com 53 candidaturas, posteriormente analisadas pelo Comité de Selecção Internacional, tendo por base os vários tópicos inicialmente previstos no regulamento: vulnerabilidade, incerteza, solidariedade social, isolamento/proximidade, fronteiras, crise, vigilância, migração, refugiado, desigualdades sociais, políticas de movimento e toque, protecção e virtualidade.

Esta iniciativa, visa promover e estimular a criação artística dentro da esfera dos países CPLP - um dos pilares fundacionais da colecção da Fundação PLMJ -, contribuindo assim para um contínuo desenvolvimento e diálogo entre instituições e artistas que partilham um idioma comum.

Nota biográfica: Maria Trabulo licenciou-se em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e concluiu o Mestrado em Arte e Ciências pela Universidade de Artes Aplicadas de Viena. A sua prática é marcada por uma abordagem interdisciplinar no universo da arte, ciência e tecnologia, tendo realizado diversos projetos em colaboração com praticantes de outras áreas como arquitectura, biologia, teatro, música, circo, ciências e literatura.

Imagem:
Artifice, 2020