Exposição FPM#1

A galeria de exposições, situada no 14.º piso do Edifício Fontes Pereira de Melo 43, sede da Fundação PLMJ e da sua entidade instituidora, a sociedade de advogados PLMJ - Advogados, SP, RL., contempla na sua exposição inaugural, intitulada FPM#1, uma escultura da artista Sofia Leitão, que embora date conceptualmente a sua criação ao ano de 2011, incorpora aqui uma nova génese no que ao corpo da obra diz respeito.

A escultura, que outrora fora constituída com base em livros das mais variadas temáticas, vê aqui a sua reconfiguração alicerçada nas já distintivas torrentes de lantejoulas douradas e, numa nova abordagem, em livros que têm como foco a área do direito - resultado de uma ação mecenática por parte dos advogados da sociedade, que doaram para esta versão context specific da escultura, o número de livros necessário para que este "cubo bibliográfico" (como refere o curador João Silvério, no texto que acompanha a obra no espaço da galeria), que contou também com projectos editoriais da fundação, portasse um carácter único e demonstrativo da união cônsona e distintiva entre Fundação e entidade instituidora, simbolizando nesta obra o ideal fundacional por excelência - "uma sociedade de advogados como espaço de cultura".

Saiba mais sobre a exposição FPM#1 através da visita guiada virtual, conduzida pelo curador João Silvério aqui.

(foto © Nuno Cera)