Video Wall Gallery - Obras da Colecção da Fundação PLMJ - mOstra 2020

Em 2001, a PLMJ - Advogados, SP, RL, no âmbito da sua política de responsabilidade social, instituiu a Fundação PLMJ, que se posiciona no espaço cultural do seu tempo. A colecção de arte contemporânea é, neste aspecto, o motor de uma diversidade de iniciativas, realizadas em Portugal e nos restantes membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), através de apoios, exposições, publicações e diversas sinergias culturais.

Um dos núcleos mais significativos da colecção é dedicado a obras em suporte videográfico. Para o programa da mOstra, foram seleccionados trinta e três vídeos sob o título genérico: Video Wall Gallery. Obras da Colecção PLMJ. Esta selecção é dividida em três secções que cruzam temas diversos, tais como o corpo, a identidade e a auto-representação, a cidade, reflexões sobre a mulher na sociedade actual numa estreita relação com questões em que o género assume uma importância determinante, e a diferença numa sociedade multicultural e diversa. O universo ficcional construído a partir da experiência artística de alguns dos autores presentes é também revelador de diferentes formas experimentais de trabalhar com a câmara e outros dispositivos analógicos e digitais que esta prática tem desenvolvido.

Curadoria: João Silvério