FPM#2

A exposição FPM #2, dedicada ao núcleo de fotografia da colecção da Fundação PLMJ, inaugura a 29 de Outubro e celebra um ano sobre a inauguração da Galeria da Fundação PLMJ com a exposição FPM #1. A selecção de obras para a exposição tem como guião uma mostra de trabalhos fotográficos que partem do início da colecção até às aquisições mais recentes, muitas destas inéditas. No percurso expositivo, que se desenvolve desde o fotojornalismo, passando por uma área importante com uma forte vertente documental; a presença da fotografia acentuadamente neo-realista, onde poderemos observar alguns exemplares de relevante qualidade estética, revelam uma postura de crítica social relativa ao período pré-revolucionário de Abril de 74. Na continuidade deste percurso, a exposição de obras das últimas duas décadas apresenta fotografias de autor de artistas portugueses e dos países da lusofonia. Esta exposição é acompanhada por um catálogo, em versão digital (e-book) que conta com um texto do curador do projecto expositivo, João Silvério, e de um ensaio sobre a história da fotografia enquadrada entre o período do pós-guerra do século XX e a actualidade, da autoria do curador e historiador Sérgio Mah.

O núcleo de fotografia da colecção tem vindo a sedimentar um acervo histórico da imagem fotográfica, que desde o período moderno até à actualidade, nossa contemporânea, se constitui como uma memória de várias épocas entre dois séculos, em que o paradigma digital se apropriou da multiplicação das imagens e de uma possível rarefacção da memória individual e do imaginário colectivo. Essa memória reside ainda na fotografia de autor, na sua poética, e essencialmente na perenidade da sua condição de documento e de referência. Como refere Susan Sontag: "A memória congela as imagens; a sua unidade de base é a imagem individual. Numa era de sobrecarga de informação, a fotografia fornece um meio rápido de apreender uma coisa e uma forma compactada de memorização. A fotografia é como uma citação, uma máxima ou um provérbio."

No contexto desta exposição vão ser publicadas online 4 sessões comentadas sobre obras do núcleo de fotografia, algumas destas fazem parte da selecção da exposição FPM#2.

Este catálogo encontra-se disponível para download gratuito AQUI
  • EdiçãoFundação PLMJ
  • Data04-11-2020
Consultar PDF