A colecção de arte contemporânea pertencente à Fundação PLMJ teve a sua génese no final do século XX, assentando no lema da sua entidade instituidora - a PLMJ - Advogados, SP, RL (PLMJ) - «Uma Sociedade de Advogados como Espaço de Cultura». Caracteriza-se como uma colecção de tipo empresarial (Corporate Art Collection) com reconhecimento nacional e internacional. A colecção é partilhada e usufruída por todos os colaboradores e advogados da PLMJ, encontrando-se em permanente exposição por todos os espaços da sua sede em Lisboa e escritórios deslocalizados noutras geografias, como uma construção da memória e do património cultural activo do nosso tempo. O seu acervo, que conta com cerca de 1300 obras de arte, expressa a diversidade da criação artística em três vectores fundamentais.
O primeiro consiste no acompanhamento das novas gerações de artistas. O segundo, de âmbito internacional, na relação e atenção à produção artística dos países pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Finalmente, o terceiro vector consiste na partilha e divulgação, nacional e internacional, da colecção através de um programa de exposições e de edições de catálogos e livros monográficos.
A colecção da Fundação PLMJ integra no seu acervo núcleos compreensivos das disciplinas e meios artísticos que marcaram a arte contemporânea na transição do século XX para a actualidade.
FOTOGRAFIA - Jorge Guerra
FOTOGRAFIA - Filipa César
FOTOGRAFIA - Nuno Calvet
PINTURA - José Almeida Pereira
FOTOGRAFIA - Joana Consiglieri
FOTOGRAFIA - António Homem Cardoso
PINTURA - Catarina Castel-Branco
FOTOGRAFIA - Agostinho Gonçalves